Quando se fala num profissional multimídia, a primeira imagem que nos vem à cabeça é aquela do profissional “dos mil e um” instrumentos. Um jornalista multimídia deve ser aquele profissional que está preparado e que entende o funcionamento dos meios de comunicação em todos os seus aspectos: produção, difusão, comercialização e administração. Hoje é importante que o jornalista tenha uma visão real do mercado onde atua, além de conhecer a operacionalização de toda a tecnologia existente, para que possa satisfazer, não apenas suas necessidades como comunicador, mas também atender aos variados consumidores dos produtos mídiáticos. O profissional multimídia é também aquele que tem uma noção perfeita das demais profissões da área de comunicação social, sabendo exatamente como atuam e pensam, dentro da lógica de mercado de cada um.
A expressão, apesar de desgastada pelo uso, denota uma certeza cada vez mais inquestionável no jornalismo atual. O processo de captação da notícia, sempre, ou quase sempre, circunscrito a uma das mídias, ganha complexidade e ameaça embaralhar as fronteiras entre os diferentes formatos jornalísticos. Esta nova realidade profissional, aliada à miniaturização dos equipamentos de apuração, exige do profissional uma formação diferenciada: além de competência e talento para desempenhar a função de repórter, os candidatos a jornalista precisam também saber trabalhar com filmadora e câmera fotográfica, além de manipular arquivos de áudio e vídeo.
O profissional multimídia não pode ser confundido com o profissional que sabe operar variados e sofisticados instrumentos eletrônicos. Este profissional deve conhecer principalmente: como funcionam as forças do mercado, como pensam os profissionais de outras áreas, como se processam as relações profissionais entre si, como elas utilizam os meios de comunicação e como se gratificam ao utilizar cada veículo. Hoje, exige-se cada vez mais do repórter que apure os fatos e os armazene em diferentes dispositivos: áudio, vídeo, foto e texto. Em outras palavras, o jornalista multimídia não é mais só aquele que trabalha para suportes digitais. Todo o processo de captação da notícia passa a ter a marca dessa multimidialidade.
LEIA TAMBÉM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário